A LITERATURA INFANTIL EM OUTRAS MÍDIAS: UM IMPORTANTE RECURSO
PEDAGÓGICO NO INCENTIVO À LEITURA
SOUZA, Gleiton Candido1
RESUMO
Este
trabalho visa apontar elementos suficientes para compreender a
importância da Literatura Infantil presente em outras mídias que
não só o livro. Esta importância dar-se-á a partir do momento que
tal recurso é utilizado em sala de aula, a fim de servir como
instrumento pedagógico no incentivo à leitura. Para tal análise,
serão abordados elementos da ficção seriada televisiva, tendo como
embasamento os teóricos da adaptação, e estudiosos da literatura e
leitura na escola, utilizando-se como objeto de estudo a obra
Reinações de Narizinho (1936) e o DVD No Reino Das Águas
Claras lançado pela Som Livre e Globo Marcas em 2001, produzido
pela Rede Globo.
Palavras-chave:
Mídia; Literatura Infantil; Leitura
- Introdução
Sabemos que a leitura é essencial para obtermos informações as
mais variadas possíveis. Sabemos também que diversos são os
gêneros textuais que podem ser lidos diariamente. Um desses gêneros
e o mais difundido é o livro. Sendo o livro o gênero textual mais
difundido, porque então nossos alunos não querem ler? Será que as
páginas escritas não chamam mais a atenção?
Numa sociedade em que a cultura da mídia esta cada vez mais
adentrando às casas das pessoas, questiona-se: Como incentivar
nossos alunos à prática da leitura? Ou melhor, como aproveitar o
que a cultura da mídia tem a nos oferecer como recurso pedagógico?
Estes são questionamentos que pretendemos responder ao longo dessa
pesquisa que visa estudar a Literatura Infantil presente em outras
mídias, em especial no audiovisual.
O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca das adaptações
de obras literárias para o audiovisual televisivo, a partir da
análise da adaptação feita pela TV Globo em 2001 de Reinações
de Narizinho, sob o título de No Reino das Águas Claras,
que
apresenta os quatro capítulos iniciais da obra, que relatam a ida de
Narizinho e Emília ao fundo do mar. Discutiremos a respeito da
transposição de um texto de um suporte para outro, no caso do livro
para a televisão, abordando questões como o diálogo que se
estabelece entre o texto escrito por Lobato e o audiovisual
televisivo. Para tanto, abordaremos primeiramente o conceito de
mídia, discutindo a sua presença na vida das pessoas, ligando-as a
diferentes lugares do mundo, colaborando para o processo de
globalização da comunicação e fazendo com que o local se
desprenda de suas amarras e desponte em outros lugares, ou seja, se
globalize. Veremos que produtos da mídia não são entretenimento
inocente, mas vinculam certas ideologias que tendem a influenciar o
receptor. Em um segundo momento, discorreremos a respeito do fluxo
midiático por onde a literatura circula e analisaremos a obra
Reinações de Narizinho e sua adaptação No Reino
das Águas Claras, embasando-nos, para tal, nos aportes da
Teoria da Intertextualidade, da Teoria da Adaptação e da Literatura
Comparada, tomando como referência as contribuições de Claus
Clüver, Robert Stam, Hélio Guimarães, entre outros. Em um terceiro
momento, abordaremos a importância da leitura e como as adaptações
de obras literárias, podem contribuir para incentivar a leitura da
obra cuja adaptação se inspirou.
Dessa forma, confirma-se o caráter interdisciplinar da abordagem
aqui feita, o que possibilita refletir sobre a relação entre textos
(escritos e o audiovisual) de modo comparativo. Dessa forma, veremos
como as adaptações são propostas de forma a entendermos a
estrutura da narrativa, como foi feito o aproveitamento do tema para
a composição do audiovisual e como se dá a adequação histórico
cultural da adaptação, para a partir de então, utilizar essas
informações de modo a entendermos esses elementos que modificam o
texto escrito, transformando-o em outro produto, para melhor
utilizá-los em sala de aula para o incentivo à leitura.
1Mestre
em Estudos de Linguagens – Teoria Literária e Estudos Comparados
– pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS,
especialista em Estudos da Linguagem pelo Centro Universitário da
Grande Dourados-UNIGRAN, graduado em Letras pela Universidade
Católica Dom Bosco-UCDB, graduando em Pedagogia pela UFMS. E-mail:
gleitonlobato@yahoo.com.br, sob a orientação da Profa. Dra. Lílian
Mara Dela Cruz, professora da Rede Municipal de Ensino de Campo
Grande/MS.
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