Bem-vindo

Seja bem vindo(a) ao

blog do

Ton Cândido !!!!!


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A literatura infantil em outras mídias


A LITERATURA INFANTIL EM OUTRAS MÍDIAS: UM IMPORTANTE RECURSO PEDAGÓGICO NO INCENTIVO À LEITURA



SOUZA, Gleiton Candido1



RESUMO


Este trabalho visa apontar elementos suficientes para compreender a importância da Literatura Infantil presente em outras mídias que não só o livro. Esta importância dar-se-á a partir do momento que tal recurso é utilizado em sala de aula, a fim de servir como instrumento pedagógico no incentivo à leitura. Para tal análise, serão abordados elementos da ficção seriada televisiva, tendo como embasamento os teóricos da adaptação, e estudiosos da literatura e leitura na escola, utilizando-se como objeto de estudo a obra Reinações de Narizinho (1936) e o DVD No Reino Das Águas Claras lançado pela Som Livre e Globo Marcas em 2001, produzido pela Rede Globo.



Palavras-chave: Mídia; Literatura Infantil; Leitura


  1. Introdução
Sabemos que a leitura é essencial para obtermos informações as mais variadas possíveis. Sabemos também que diversos são os gêneros textuais que podem ser lidos diariamente. Um desses gêneros e o mais difundido é o livro. Sendo o livro o gênero textual mais difundido, porque então nossos alunos não querem ler? Será que as páginas escritas não chamam mais a atenção?

Numa sociedade em que a cultura da mídia esta cada vez mais adentrando às casas das pessoas, questiona-se: Como incentivar nossos alunos à prática da leitura? Ou melhor, como aproveitar o que a cultura da mídia tem a nos oferecer como recurso pedagógico? Estes são questionamentos que pretendemos responder ao longo dessa pesquisa que visa estudar a Literatura Infantil presente em outras mídias, em especial no audiovisual.

O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca das adaptações de obras literárias para o audiovisual televisivo, a partir da análise da adaptação feita pela TV Globo em 2001 de Reinações de Narizinho, sob o título de No Reino das Águas Claras, que

apresenta os quatro capítulos iniciais da obra, que relatam a ida de Narizinho e Emília ao fundo do mar. Discutiremos a respeito da transposição de um texto de um suporte para outro, no caso do livro para a televisão, abordando questões como o diálogo que se estabelece entre o texto escrito por Lobato e o audiovisual televisivo. Para tanto, abordaremos primeiramente o conceito de mídia, discutindo a sua presença na vida das pessoas, ligando-as a diferentes lugares do mundo, colaborando para o processo de globalização da comunicação e fazendo com que o local se desprenda de suas amarras e desponte em outros lugares, ou seja, se globalize. Veremos que produtos da mídia não são entretenimento inocente, mas vinculam certas ideologias que tendem a influenciar o receptor. Em um segundo momento, discorreremos a respeito do fluxo midiático por onde a literatura circula e analisaremos a obra Reinações de Narizinho e sua adaptação No Reino das Águas Claras, embasando-nos, para tal, nos aportes da Teoria da Intertextualidade, da Teoria da Adaptação e da Literatura Comparada, tomando como referência as contribuições de Claus Clüver, Robert Stam, Hélio Guimarães, entre outros. Em um terceiro momento, abordaremos a importância da leitura e como as adaptações de obras literárias, podem contribuir para incentivar a leitura da obra cuja adaptação se inspirou.

Dessa forma, confirma-se o caráter interdisciplinar da abordagem aqui feita, o que possibilita refletir sobre a relação entre textos (escritos e o audiovisual) de modo comparativo. Dessa forma, veremos como as adaptações são propostas de forma a entendermos a estrutura da narrativa, como foi feito o aproveitamento do tema para a composição do audiovisual e como se dá a adequação histórico cultural da adaptação, para a partir de então, utilizar essas informações de modo a entendermos esses elementos que modificam o texto escrito, transformando-o em outro produto, para melhor utilizá-los em sala de aula para o incentivo à leitura.



1Mestre em Estudos de Linguagens – Teoria Literária e Estudos Comparados – pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS, especialista em Estudos da Linguagem pelo Centro Universitário da Grande Dourados-UNIGRAN, graduado em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, graduando em Pedagogia pela UFMS. E-mail: gleitonlobato@yahoo.com.br, sob a orientação da Profa. Dra. Lílian Mara Dela Cruz, professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário